english  română  русский

 

MENSAGENS DE BOAS VINDAS

É com enorme satisfação que vos dou as boas vindas a Seia, ao coração da mais alta cadeia montanhosa de Portugal Continental - a Serra da Estrela.

Seia e o seu concelho integram uma das mais belas áreas protegidas do país, que se destaca pela sua diversidade e beleza paisagística enquanto área de grande sensibilidade ecológica e com um património biogenético único em Portugal. A beleza da paisagem, a pureza das águas e do ar, as fortes e ativas tradições culturais, aliadas ao grande dinamismo das suas gentes, tornam o Concelho de Seia cada vez mais atrativo e com elevados padrões de qualidade de vida.

No concelho são variados os fatores de atração, dispondo de monumentos de interesse histórico e arquitetónico e de paisagens de rara beleza, onde a montanha, a água, as praias fluviais e as Aldeias de Montanha assumem um papel relevante, mas também os produtos locais (Queijo Serra da Estrela, Requeijão, Pão, Broa, Bolo Negro de Loriga, Vinho, Enchidos e Cabrito), a par dos equipamentos culturais (CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela, Museu do Brinquedo, Museu Natural da Electricidade, Museu do Pão, etc.).

É, pois, perante estes cenários idílicos que vos convidamos a usufruir deste vasto património. Que este Festival seja um encontro agregador de experiências enriquecedoras, de convívio entre diferentes línguas e culturas, numa competição que se espera proveitosa e saudável.

Uma palavra de apreço também à organização, pelo empenho e dedicação, mas também pela promoção que garante a este território de montanha, dando notoriedade ao concelho e à região. 


O Presidente da Câmara 

Carlos Filipe Camelo M. de Figueiredo

Queridos amigos, é com o maior prazer e alegria que recebemos todos os participantes na 1ª edição do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela.

Chegamos finalmente ao momento em que se concretiza um sonho antigo, o de ver em Portugal a realização de um Festival de canções - num modelo que fizera já caminho em muitos países europeus (e não só), mas que não existia ainda no nosso país. Um Festival competitivo, vocacionado para crianças e jovens, que ao longo de quatro dias trará um novo movimento e colorido às ruas de Seia e a outros locais da Serra da Estrela. E com acentuada participação internacional.

Ao chegarmos a este momento da verdade - quatro dias que se seguem a meses intensos de preparação -, não queremos deixar de assinalar a acção dinamizadora de uma entidade sem a qual não seria possível a realização deste evento: a Câmara Municipal de Seia.

Num momento que é de reconhecimento, queremos também sublinhar e agradecer os apoios e ajudas que recebemos das várias entidades e empresas que nos deram a honra de se associarem a este Festival.

Nesta primeira edição do FICSE, registamos mais de meia centena de inscrições. Curiosamente, aproximadamente metade dos concorrentes são portugueses, a outra metade estrangeiros provindos de 12 países, desde a vizinha Espanha ao longínquo Cazaquistão.

O Festival que agora se inicia não se circunscreve às actuações musicais (embora seja esse o seu principal vector). Inclui igualmente um vasto programa social, ao proporcionar às muitas dezenas de pessoas que visitarão Seia nesta última semana de Agosto um conjunto de visitas e excursões a locais de interesse turístico e cultural na região da Serra da Estrela — num programa escolhido sobretudo na perspectiva das crianças e jovens, mas que irá interessar certamente os adultos que os acompanham.

Esta é a primeira edição de um Festival que queremos realizar anualmente, sempre na última semana de Agosto. Aos cantores que durante quatro dias desfilarão pelo palco da Casa Municipal da Cultura, aos familiares e professores de música e canto que os acompanham, o nosso muito obrigado pela presença neste evento. Desfrutem do convívio (e da saudável competição) que estes quatro dias irão proporcionar. E aqueles que "descobrem" Seia e a região da Serra da Estrela pela primeira vez, que encontrem motivos de sobra para cá voltar...

Sejam todos muito bem-vindos ao Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela!


Nuno Figueira

Director do Festival 

 

página no facebook

Qualquer problema técnico reportar para: ficsept@gmail.pt