director
Queridos amigos!
Sejam bem-vindos a Seia, cidade do coração de Portugal, e à terceira edição do Festival Internacional da Canção de Serra da Estrela!
Gradualmente, este Festival tem vindo a conhecer uma maior divulgação, a que não é estranho o número de concorrentes da região que nele participam. Prova disso é que depois de dois anos de comprovada timidez das vozes locais (houve um único representante senense nas duas primeiras edições), este ano foi dado o salto e passámos de um intérprete para… nove! A estas oito vozes do concelho de Seia e a uma da Covilhã, juntam-se onze intérpretes nacionais (vindos de Corroios, Pombal, Figueira da Foz, Paços de Ferreira e Funchal), e 32 estrangeiros, de várias proveniências, num total de 51 concorrentes. Países estreantes nesta terceira edição do Festival: Arménia, Azerbaijão, Chile, China e Suíça.

Uma das garantias do futuro e da continuidade deste Festival é que ele aos poucos vai ultrapassando a dimensão meramente artística e cultural do evento em si, para se inserir no tecido económico e social da região. A vinda e permanência, durante cinco dias, de cerca de duas centenas de visitantes (de diferentes gerações e origens), deixarão certamente a sua marca no movimento e na dinâmica que irão proporcionar ao comércio local.
Neste contexto, apraz-nos registar que, edição após edição, vão aumentando os apoios e os patrocínios que irão um dia possibilitar ao Festival a sua própria auto-sustentação. Para que esse caminho, que está a ser construído, venha a concretizar-se estão já lançadas as condições, que passam pelas bases logísticas criadas pela Câmara Municipal de Seia (promotora do Festival), pela Assembleia Municipal de Seia e pela União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros. Também de assinalar o forte apoio do Turismo do Centro de Portugal. A estes apoios institucionais, juntam-se, num âmbito mais comercial, vários patrocinadores, representantes de marcas nacionais e locais: Visabeira, Crédito Agrícola, Grupo BEL, ALB (Área Logística da Bobadela), Queijos Fraga, Queijos Matias, Casa Lagos, Interbeiras – Viagens e Turismo, Casa das Bandeiras, Hotel Alicante e Museu do Pão.
A todas estas entidades, institucionais e comerciais, a organização do FICSE deixa o seu agradecimento, extensivo a todos aqueles (concorrentes, professores, familiares, jurados e amigos) que nos visitam, esperando que encontrem, na variedade das vertentes artísticas, culturais, turísticas e sociais do programa que os espera, motivos de sobra para que um dia regressem a estas Terras de Sena e à rica região da Serra da Estrela!

Nuno Figueira

Director do Festival 

linha
director
É com redobrado prazer que Seia acolhe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela, evento que consagra o talento de crianças e jovens, afirmando o concelho e a serra da Estrela no contexto de festivais que proliferam por essa Europa fora.
O elevado número de participantes, nomeadamente estrangeiros mas também do concelho, a qualidade e a criatividade artística que lhes está associada, leva-nos a perspetivar uma edição ainda mais entusiasta e motivadora.
Para eles, enquanto principais atores do festival, deseja-se que ele seja um encontro agregador de experiências enriquecedoras, de convívio entre diferentes línguas e culturas, numa competição que se espera proveitosa e saudável.

A par do concurso, esta é também uma oportunidade única para visitar o concelho e a região. As paisagens de rara beleza, onde a montanha, as praias fluviais, as atividades associadas à observação de natureza, os percursos pedestres, o BTT e as Aldeias de Montanha assumem um papel relevante, os produtos locais (Queijo Serra da Estrela, Requeijão, Pão, Broa, Bolo Negro de Loriga, Vinho, Azeite, Enchidos e Cabrito), a par dos equipamentos culturais (CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, Museu do Brinquedo, Museu Natural da Eletricidade, Museu do Pão, etc.), são os principais fatores de atratividade.
Uma palavra de agradecimento à organização e a todos os parceiros que este ano se associam a este evento. Aos munícipes deixo um apelo para assistirem à Gala-Concerto que se realiza no último dia do Festival, na certeza de que não se irão arrepender.

O Presidente da Câmara Municipal de Seia 

Filipe Camelo


back