× 🏠 Início Regulamento e Inscrições Vídeo Promocional Boas Vindas Participantes Apresentador e Jurados Programa Apoios Resultados Fotos e Videos Contactos
titulo



director

Queridos amigos!

Pelo quarto ano consecutivo, Seia acolhe o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela. Quatro edições em quatro anos significam, por um lado, o enraizamento deste projecto e a sua inserção no meio local; por outro, a estabilização de um Festival que, sem intenções de lucro, tem tido um impacte positivo (as três edições anteriores já permitem afirmá-lo) na vida cultural do interior do país.

O Festival já trouxe a Seia concorrentes originários de duas dezenas de países, além, naturalmente, da participação de muitos portugueses, vindos de várias partes do território nacional (como, por exemplo, a Madeira). Este ano, dois países há – Hungria e México – que se vêm juntar pela primeira vez a este autêntico “concerto de nações”…

Embora sejam sobretudo jovens os concorrentes do Festival, eles são sempre acompanhados nestas ocasiões por pais, familiares, professores, amigos. À parte as visitas de âmbito cultural e recreativo (museus, passeios, etc.), as diversas eliminatórias do FICSE decorrem no Cineteatro Municipal de Seia, culminando com a realização de uma Grande Final, no sábado dia 25, às 16.00 horas.

A cada ano, a cada edição, há novas marcas e empresas que integram o rol de apoiantes desta iniciativa, o que é uma prova do entrosamento do evento com o tecido social da região e da dinâmica comercial que o Festival gera. Este ano, uma palavra de reconhecimento e gratidão à Belaserra, à Escola Evaristo Nogueira, ao Clube de Karaté de Seia, à Bee Creative, à Dicas & Pistas e aos Transportes Marques, que vêm reforçar um sector no qual já coabitam o Crédito Agrícola, o Museu do Pão, a agência de viagens Interbeiras, o Grupo BEL, a Visabeira e as empresas queijeiras Fraga, Matias e Lagos.

Também a nível institucional, o Festival está estabilizado. Uma palavra de permanente agradecimento à confiança manifestada pela Câmara Municipal de Seia, pela União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, pela Assembleia Municipal de Seia e pelo Turismo do Centro. O apoio destas entidades é decisivo para a concretização deste projecto.

Todos os apoios, dos maiores aos mais pequenos, contribuem para a realização colectiva que o FICSE constitui – e que faz com que cerca de duas centenas de visitantes se renovem, ano após ano, nesta caminhada rumo a Seia, coração da Serra da Estrela!


Nuno Figueira

Director do Festival 


linha


director

Seia continua a marcar posição nos festivais internacionais da canção. É, pois, com imensa satisfação que partimos para a quarta edição do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela, uma iniciativa que prestigia duplamente o concelho e a região.

Aos jovens talentos que nos visitam pela primeira vez, aos que repetem a proeza e, em especial, ao significativo número de senenses participantes, votos de uma jornada profícua e enriquecedora. Acima de tudo, que o contexto internacional do evento seja também uma oportunidade de intercâmbio cultural, troca de experiências e enriquecimento pessoal.

Esta é também uma oportunidade para darmos a conhecer os encantos da Estrela, a maior área protegida nacional, embaixadora de um património natural e paisagístico único, um contexto ambiental de excelência no qual o Concelho de Seia está inserido.

Por esta via renovamos o convite para que possam vivenciar das condições de excelência de que o Concelho dispõe: do uso balnear, de lazer, recreio e fruição da natureza, por intermédio de uma vasta rede de praias fluviais, dos mais de 100 km de caminhos pedestres e os percursos cicláveis.

Igualmente na cultura, através de uma rede diversificada de equipamentos, onde se evidenciam o Museu do Brinquedo, o Museu Natural da Electricidade, o Museu do Pão e, numa vertente mais interpretativa, o CISE (Centro Interpretação da Serra da Estrela), a gastronomia, com destaque para o Queijo Serra da Estrela, o Requeijão de Seia, o Pão de Centeio, a Broa e Bolo Negro de Loriga, os Enchidos e o Cabrito serrano, e um conjunto de iniciativas no plano cultural, desportivo e social constituem motivos de visita nas quatro estações do ano.

Uma palavra de apreço à organização e a todos os parceiros que se associam à iniciativa, que permitem continuar a realizar em Seia um espetáculo de grande qualidade e criatividade artística de jovens talentos, para o qual convido toda a comunidade.


O Presidente da Câmara Municipal de Seia 

Filipe Camelo




facebook