×
🏠 INÍCIO
REGULAMENTO E INSCRIÇÕES
VÍDEO PROMOCIONAL
BOAS VINDAS
PARTICIPANTES
APRESENTADOR E JURADOS
PROGRAMA
APOIOS
RESULTADOS
FOTOS DA GALA-CONCERTO
VIDEOS
CONTACTOS


   
titulo


director

Queridos amigos!


A presente edição do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela – a sétima – traz a Seia o maior número de visitantes em comparação com as edições anteriores.


Entre participantes (concorrentes e jurados) e acompanhantes (professores, familiares, amigos), Seia é um destino que os “frequentadores” habituais de festivais na Europa (e não só Europa…) já não dispensam.


Este facto – aliado à regularidade com que o FICSE se realiza (uma periodicidade anual que apenas a pandemia interrompeu) – revela que o Festival se implantou não só no tecido da região, como mostra também o prestígio (perdoe-se a imodéstia) que o Festival já logrou alcançar entre os seus congéneres internacionais.


Este ano damos as boas vindas a sete países que se “estreiam” neste nosso evento: a Bósnia-Herzegovina, a Alemanha, a Letónia, a Bielorrússia, a Colômbia, e, at last but not the least, Cabo Verde e Guiné-Bissau, os primeiros países africanos de língua oficial portuguesa a visitarem o nosso Festival.


Uma delegação da ilha do Sal e uma outra oriunda de Bissau, vêm engrandecer, de forma inequívoca, a dimensão deste certame, fazendo-o inserir na rota da “world music”, sem abandonar as anteriores características musicais.


Como sempre, ficam aqui expressos os devidos agradecimentos à Câmara Municipal de Seia, à União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e ao Turismo do Centro de Portugal, pelo suporte que dão a esta iniciativa – uma iniciativa que visa igualmente esbater culturalmente os chamados custos de interioridade. Também às entidades do sector privado que nos apoiam fica aqui expresso o nosso reconhecimento.


Durante cinco dias, Seia cruza culturas, hábitos e tradições que, sob a capa de um Festival no qual a competição é o vector menos importante, dão à cidade uma dinâmica que, estamos seguros, irá reflectir-se para além desse curto período.



Nuno Figueira

Director do Festival 


linha


director

Pelo 7º ano consecutivo, Seia volta a receber o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela, facultando aos seus participantes a possibilidade de mostrarem todo o seu talento e competências musicais.


Por estes dias, Seia é o palco que lhes abre portas e inspira o sonho de um eventual futuro musical, verificando-se com agrado, ano após ano, uma participação crescente dos jovens do Concelho.


Como já tive oportunidade de referir, o FICSE representa uma oportunidade de intercâmbio cultural, de enriquecimento pessoal e de troca de experiências e de técnicas de interpretação musicais, proporcionados pelo contacto entre os participantes de diferentes nacionalidades.

Numa outra perspetiva, é um importante instrumento de promoção do nosso Concelho, dinamizador da atividade económica, pelas pessoas que atrai à cidade – participantes, seus acompanhantes e respetivas famílias.


É sem dúvida um Festival que, através da música, aproxima as pessoas, promove a partilha e o encontro, pelo que convido toda a comunidade a participar, na certeza de que estes jovens artistas voltarão a proporcionar ao público excelentes momentos.



O Presidente da Câmara Municipal de Seia 

Luciano Ribeiro



ES EN RO RU