FESTIVAL INTERNACIONAL DA CANÇÃO DA SERRA DA ESTRELA


BOAS VINDAS




É com enorme satisfação que Gouveia recebe, pela primeira vez, o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE). Este evento constitui uma oportunidade ímpar para intérpretes de diferentes idades partilharem o seu talento musical, ao mesmo tempo que promove o encontro entre culturas, experiências e estilos vindos de várias partes do país e do mundo.


A chegada do FICSE a Gouveia vem enriquecer ainda mais o vasto cartaz cultural do nosso concelho.

Para além de dar palco à criatividade e à expressão artística, este festival traz também benefícios à economia local, ao atrairvisitantes – participantes, acompanhantes e público – que contribuem para dinamizar o comércio, a restauração e o turismo da cidade.


Dirijo um convite a todos os gouveenses para que se envolvam neste festival e partilhem connosco a emoção e o talento que, ao longo destes dias, irão encher de vida o palco do Teatro Cine de Gouveia.



Luís Tadeu

Presidente da Câmara Municipal de Gouveia 



linha


É com imenso orgulho e entusiasmo que, enquanto Presidente da Escola de Música de Gouveia – Associação Cultural do Centro, me dirijo a todos os que irão fazer parte deste momento histórico: o oitavo Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE).


Este evento representa muito mais do que um simples festival musical. É a materialização de um sonho coletivo, que nasce no coração das montanhas da Serra da Estrela, e pela primeira vez em Gouveia, uma terra de tradições, cultura e talento. Num país onde os grandes palcos se concentram sobretudo nas áreas metropolitanas, trazer um festival internacional para o interior de Portugal é um ato de coragem, mas também de justiça. É uma oportunidade para mostrar ao mundo que a cultura e a música não têm fronteiras e que, mesmo em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos, pulsam corações criativos e projetos de excelência.

A nossa Associação, com vasta experiência na organização de festivais de música e na promoção artística, abraçou este desafio com a convicção de que o FICSE será um marco na divulgação do nosso território. A Serra da Estrela, com a sua paisagem deslumbrante e riqueza patrimonial, merece ser celebrada também através da música. E que melhor forma de o fazer do que reunir vozes e composições de diferentes partes do mundo, num diálogo intercultural que enriquece a todos?


Além disso, este festival será uma plataforma fundamental para a projeção de novos talentos. Sabemos, por experiência própria, quantos artistas emergentes precisam de um palco para serem descobertos. Por isso, é com especial alegria que veremos o nosso Coro Infantil – Vozes da Estrela participar neste evento, simbolizando a continuidade de um trabalho que investe nas gerações futuras.


O Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela não é apenas um concerto, não é apenas uma competição – é uma celebração da música, da diversidade e da identidade de uma região que tem tanto para oferecer. A todos os participantes, espectadores e parceiros, o meu profundo agradecimento por acreditarem neste projeto. Que este seja o primeiro de muitos encontros, onde a música una vozes e corações no alto da nossa serra.



Jorge Rodrigues

Presidente da Escola de Música de Gouveia – Associação Cultural do Centro 



linha


A presente edição do FICSE marca um ponto de viragem na história deste Festival, após um período inicial de dez anos durante o qual efetuou sete edições presenciais e duas online. O ano de 2025 assinala, na vida do FICSE, dois marcos fundamentais:


1 – a mudança de palco, de Seia para Gouveia (concelhos vizinhos, ambos sob o manto protetor da Serra da Estrela);


2 – a efetivação de uma parceria com uma das mais antigas e prestigiadas instituições de cultura da cidade: a Escola de Música de Gouveia – Associação Cultural do Centro, uma academia sustentada pelo vínculo geracional dos seus fundadores e continuadores, numa transmissão de valores que põe o foco numa forma superior de ensinar a música. Ao longo dos anos, dezenas e dezenas de alunos saíram da EMG formados para a música e para a vida.

Nesta hora de mudanças, quero manifestar, para já, um reconhecido agradecimento a todas as entidades de Seia que, de 2015 a 2024, acolheram e ajudaram à realização deste evento. Uma palavra que se estende – e particulariza – a todos aqueles que, dentro e fora do Município senense, de uma forma ou outra participaram na feitura do FICSE.


Uma nova página se abre agora no Festival, sem alterar, porém, a sua marca e o seu estilo, que simultaneamente o aproximam e distinguem de outros festivais congéneres que se realizam por essa Europa fora.


O nosso muito obrigado à Câmara Municipal de Gouveia, bem como às outras entidades institucionais que nos apoiam: o Turismo do Centro de Portugal e a Junta de Freguesia de Gouveia. Um agradecimento que se estende às empresas privadas da região que igualmente quiseram associar as suas marcas a este evento.


Num ano que é simultaneamente de estreia e de continuidade (estreia na cidade de Gouveia e continuidade de um modelo que já provou), o Festival irá de novo apostar na interação com a população. Daí a arruada ao ritmo de bombos e concertinas, daí os convívios musicais nas esplanadas do centro da cidade… Que esta convivência, sã e fraterna, seja um hino à alegria num mundo em ebulição...



Nuno Figueira

Director do Festival 








ES EN RO RU